Sustentabilidade e consciência ambiental são dois termos amplamente utilizados por diversas empresas para mostrar que estão alinhadas com as necessidades de preservação no planeta.

Na Microlaser nós não ficamos apenas na teoria, temos um conjunto de medidas que minimizam o impacto dos processos de produção e de hábitos do consumo, no planeta.

Descarte correto

Você sabia que ao jogar fora um cartucho (que contém tinta líquida) ou toner (tubo de tinta em pó) como um lixo comum, resíduos sólidos e líquidos, que são poluidores, entram em contato com o meio ambiente? Os cartuchos de toner são feitos de plásticos comumente produzidos a partir do petróleo – estima-se que sejam necessários 3 litros de óleo combustível na produção de um único toner. O plástico demora até mil anos para se decompor e, quando acumulado, diminui consideravelmente a vida útil dos aterros sanitários.

Informação é ouro!

Sabendo de tudo isso, a Microlaser não poderia deixar de criar dois procedimentos padrão para lidar com o descarte de cartuchos e toners:

Influenciamos programas de descarte correto dentro de empresas, recolhendo todos os toners usados assim que substituímos pelos novos. Nossas lojas físicas também são um ponto de recolhimento para esse material.

Os toners e cartuchos são encaminhados para a Estre, a maior empresa de serviços ambientais do Brasil, especializada em reaproveitar suas diversas partes: carcaça plástica e componentes metálicos. O pó ou tinta remanescentes são descartados de maneira correta, aprovada por órgãos fiscalizadores.

A Microlaser possui a Licença da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para remanufatura de cartuchos de impressoras laser e jato de tinta, a garantia de que fazemos isso da forma correta!

Técnicos treinados para o manuseio

O pó de toner dos cartuchos é uma mistura de carbono com estireno, acrilato, resina de poliéster e outros polímeros. Devido a esses componentes, quando o toner é queimado ou descartado de modo errado, há a liberação de polímeros, metais e até do gás metano, o que agride o meio ambiente e contribui para o efeito estufa.
Esse pó não é considerado uma substância tóxica. Contudo, todos os nossos técnicos recebem os melhores treinamentos para realizar o manuseio de forma que não exista nenhum dano para o meio ambiente e muito menos para sua própria saúde. Empresas sérias pensam em otimização de maneira global! Bom para o funcionário, bom para o meio ambiente.

Controle de desperdício

Nosso serviço de locação de impressoras possui um sistema de monitoramento de impressões que acompanha o uso individual de cada equipamento ou de cada departamento. Com essa ferramenta e os dados gerados por ela, nossos clientes podem criar programas de redução de gastos dentro das suas empresas. Tão importante quanto descartar materiais corretamente é usar de forma consciente os recursos disponíveis, reduzindo o uso. É possível ajustar também de forma permanente o modo frente e verso para imprimir. Economizar o uso do papel reduz o impacto no meio ambiente e consequentemente os custos da empresa!